O que é um nome? Seria simplesmente um conjunto de letras retiradas do alfabeto, qualquer que seja. Seria uma identidade, um personagem ou uma personalidade? Seria esse nome algo de que deveria ter orgulho?
Para quem ainda nao sabe, meu nome é Rebecca Sophia Lima Happ e o motivo desde nome?! Ok, esta na hora de contar.
Então, um jovem judeu conheceu uma moca crista e logo resolveram se casar. Essa moca resolveu então prestar uma homenagem aos novos parentes judeus e batizar todos os filhos com nomes bíblicos do velho testamento: Rebecca, Deborah e Daniel.
Não so isso, minha mãe teve o cuidado de seguir a tradição de judaica de dar aos filhos segundos nomes para homenagear parentes falecidos e quando eu nasci, o escolhido foi Sophia.
“Rebecca recebeu como segundo nome, o nome Sophia para homenagear Sophie Bach Happ, mãe do Tio Bill, sacrificada no holocausto, por toda a ajuda que ele nos prestou guando estivemos nos EUA” – Julio Fernando Happ
E hoje, depois de quase um mês trabalhando para o museu Yad Vashem, entrei pela quarta vez no museu. E resolvi pela primeira vez utilizar o recurso do museu para vasculhar os nomes das vitimas do holocausto e eis que encontrei:

E nesse momento, começaram a ser projetadas em minha mente todas as imagens que vi sobre o holocausto ate esse dia... todos aqueles corpos frágeis e magros sendo jogados em um buraco como se fosse lixo. Sonhos sendo destruídos, vidas sendo tiradas e olhos se fechando.
De repente, eu me dei conta pela primeira vez que sim, minha historia já passou por ali, uma parte da minha família, da minha historia sofreu nesse caos.
Sentei no chão com esse papel em minhas mãos e assim me dei conta do motivo que tenho esse nome e me lembrei do que estou fazendo aqui em Israel.
Meu nome é para eu carregar com orgulho e agradecer a Deus que eu estou viva e consegui realizar o que talvez teria sido o sonho de Sophie, vir a Eretz Israel.
E o que seria um nome? Orgulho? E uma vida, uma historia, um espaço no tempo, um momento, uma respiração, uma paixão, um sonho, uma identidade – alguém.
“Também lhes darei na minha casa e dentro dos meus muros um lugar e um nome, melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagara” (Isaias capitulo 56 verso 5)