Como seria de se esperar, minha vida de professora em Israel tomaria os mais incriveis rumos. Tive que aprender a lidar com uma nova língua, um novo método de ensino, uma nova cultura e claro, isso me rendeu historias de todos os tipos e uma nova visão do que e meu trabalho como professora.
Ontem, me deparei com a mais incrível das situações.
Como vocês já devem saber, eu trabalho com seis series diferentes, sendo que em cada serie eu trabalho com no maximo três alunos que são mais avançados ou que tem dificuldade na matéria.
Desde o inicio do ano, me colocaram para trabalhar com um menino muito especial. Esse menino tem uma letra linda, vocabulário incrível, pronuncia fenomenal e e muito inteligente, so que estranhamente a professora o colocou para ficar comigo nas aulas que as outras crianças estariam fazendo o a prova semanal de “ditado” porque, aparentemente, esse menino e mais devagar em relação as outras e não consegue fazer a prova no tempo necessário. Estranho, não?!?!
Bom... infelizmente, essa classe em particular estava muito ocupado com diversas apresentações e festas de escola, então ontem depois de muito tempo finalmente consegui ter uma aula com ele de novo. Esse foi o dia em que a professora entregou as provas corrigidas que eles haviam feito e esse menino tirou 95% na prova então eu resolvi corrigir com ele o único exercio que ele errou e aparentemente ele sabia a resposta perfeitamente. E como toda boa professora, e sendo filha do meu pai, perguntei: “Amitay, por que você errou essa questão se você sabia a resposta?”. Silencio. Repeti a pergunta e quando finalmente pensei que obteria uma resposta, ele começou a lecionar sobre os “Animais Incríveis”, falando sobre alguns bichos, parecia que tinha decorado um roteiro da Discovery Channel...
Depois de muito tempo de confusão minha, perguntei de onde ele tinha visto isso e ele me disse que foi do livro de inglês e abriu o livro na pagina – IDENTICO - idêntico palavra ao que o menino tinha acabado de me contar. Então, imaginei que minimamente ele deve ter lido muitas vezes esse texto e acabou decorando, perguntei se isso era verdade e a resposta foi: “Não, li ontem em aula”. (meu primeiro susto)
Então, resolvemos ir adiante com o livro, chegamos num texto sobre o “World Guinnes Book” com vários números e informações, e no exercício da próxima pagina era para preencher cada frase com o os números faltando de acordo com o texto – sim, ele respondeu tudo corretamente e sem virar a pagina (susto numero dois)
Continuamos o livro, chegamos em uma historinha linda sobre um soldado inglês que no ano 1915, lançou uma garrafa com uma mensagem para sua esposa e filha, mas essa mensagem so foi encontrada 85 anos depois, quando sua filha estava com 86 anos e morando na Nova Zelândia.
Nesse momento, Amitay deu um pulo e exclamou “Nossa, então encontraram a mensagem no ano 2000 e isso significa que a filha dele teria hoje 94 anos!!” (SUSTO FENOMENAL)
Caríssimos amigos professores, me contem se uma criança de sexta serie e capaz de fazer contas de cabeça praticamente instantaneamente?!?! Eu nunca vi isso na minha vida! Meu susto era tão grande que pedi ate para o menino me contar qual foi a lógica usada e como chegou a essa brilhante conclusão.
E sim, depois fui conversar com a professora desse menino e ela me contou que Amitay e uma criança autista. Assim, tomei uma grande responsabilidade, agora eu sou a responsável por ele em todas as aulas de inglês e agora, conversarei com a professora de matemática. Quero estudar esse caso.
Incrível, fascinante e simplesmente honrável...